SUBMISSÃO DE TRABALHOS


 

A submissão de trabalhos poderá ocorrer em duas categorias: relato de experiência e comunicação de pesquisa acadêmica, os quais serão apresentados durante as sessões dos Grupos de Trabalho, sendo imprescindível, portanto, que estejam diretamente vinculados a um dos cinco eixos temáticos definidos pela Comissão Científica do Seminário, conforme descrito abaixo:  

 
 
 
EIXOS TEMÁTICOS
 
 
 
Práticas corporais/ exercícios físicos na atenção primária à saúde
Corpo e práticas corporais na atenção primária à saúde. Invenções e intervenções da educação física na atenção primária. O lugar e o não lugar da Educação física nas equipes multiprofissionais: características inter e transdisciplinares do trabalho na atenção básica. Território, determinantes sociais, modos de vida e perspectivas da clínica ampliada na atenção primária à saúde. As práticas corporais/exercícios físicos na atenção primária no contexto da covid 19.
 
Práticas corporais/ exercícios físicos na saúde mental
Corpo e práticas corporais na rede de atenção psicossocial. Ações e reflexões da educação física na saúde mental. As contribuições e ferramentas de cuidado da Educação física nas equipes multiprofissionais: características inter e transdisciplinares do trabalho na saúde mental. Território, determinantes sociais, modos de vida e saúde mental. O cuidado à saúde mental na era da Covid-19 e as contribuições da educação física.
 
Formação em saúde coletiva na Educação Física 
Bases científicas, teórico-metodológicas em saúde na formação em educação física. Diretrizes curriculares para formação da educação física voltada para a saúde. A formação pelo trabalho: experiências de inserção e atuação da educação física em residências multiprofissionais e projetos sociais. Experiências de pesquisa e extensão universitária e a formação em saúde coletiva. A pós-graduação stricto-sensu em educação física e a formação em saúde coletiva
 
 
Desigualdades sociais em Educação Física e saúde 
Concepções e intervenções sobre o corpo e a saúde em populações em vulnerabilidade. Práticas corporais/exercícios físicos e seus determinantes sociais, políticos e culturais. Contribuições da educação física no enfrentamento às desigualdades e as diferentes formas de exclusão social. A intervenção da educação física voltada para a população em situação de rua, asilados (as), pessoas em privação de liberdade, população quilombola, indígenas, dentre outros.
 
 
Práticas corporais, lazer e políticas públicas de saúde
Cultura, subjetividade e intervenções de práticas corporais e lazer. Implicações de gênero, raça e etnia no acesso ao esporte, lazer, exercícios físicos/ginástica e demais manifestações da cultura corporal de movimento associada à saúde. Políticas públicas de lazer e suas interrelações com a saúde-doença-cuidado.
 
 
 
ORIENTAÇÕES AOS AUTORES E AUTORAS
 
 
Comunicação de pesquisa acadêmica
 

Título: deve ser objetivo, conciso e informativo e conter até 200 caracteres, considerando os espaços.

Autores: informar nome completo e filiação institucional. Primeiro deve ser informado o(a) autor(a) principal e, em seguida, se houver, os (as)  coautor(as). Máximo de três autores.

Estrutura completa para envio em PDF: Introdução: Descrição da base teórica e contexto no qual ocorreu a investigação; Metodologia: informações claras e objetivas sobre caracterização do estudo, período de realização, local, sujeitos envolvidos, técnicas adotadas para coleta e análise de dados, e aspectos éticos; Resultados e discussão: descrição e análise consistente dos resultados finais ou parciais, articulado com o referencial teórico e textos que fundamentaram e orientaram o trabalho; Considerações finais: apresentar as principais conclusões ou considerações acerca do estudo; Referências.

O texto deve ser escrito com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre as linhas simples, contendo, no mínimo, 8.000 caracteres e, no máximo, 12.000 caracteres, incluindo espaços e referências. 

 
 
Relatos de Experiência
 

Título: deve ser objetivo, conciso e informativo e conter até 200 caracteres, considerando os espaços.

Autores: informar nome completo e filiação institucional. Primeiro deve ser informado o autor principal e, em seguida, se houver, os (as) coautores (as). Máximo de 03 (três) autores.

Estrutura completa para envio em PDF: Introdução: Apresentar e contextualizar o tema escolhido e natureza do trabalho (movimento social, instituição de saúde, extensão universitária, gestão, etc.) e explicitar os objetivos; Metodologia: descrever como a experiência foi vivenciada, os sujeitos envolvidos, o período de realização e os procedimentos que envolveram a experiência, Resultados e discussão: o que foi observado e/ou respondido; relacionar o que era esperado com o que foi observado; destacar os desafios e facilidades; refletir sobre experiência vivida, articulando com o referencial teórico e textos que fundamentaram e orientaram o trabalho; Considerações finais: principais conclusões ou considerações acerca da experiência, destacando a contribuição para o processo formativo ou assistência em saúde. Destacar o que ainda podem ser feito, como recomendações, se for possível; Referências.

O texto deve ser escrito com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre as linhas simples, contendo, no mínimo 8.000 caracteres e, no máximo, 12.000 caracteres, incluindo espaços e referências. 

 
 
 
CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO 
 
Além das orientações acima, serão adotados os seguintes critérios:
 

- Adequação à temática do seminário;

- Adequação do título.

- Adequação a um dos cinco grupos de trabalho temáticos, descritos abaixo.

- Relevância e atualidade;

- Adequação conceitual e metodológica dos objetivos e resultados apresentados;

- Adequação à estrutura recomendada, organização, capacidade de síntese e clareza das informações.

 
 
Cada autor/autora poderá submeter e apresentar apenas 1 proposta de trabalho, não havendo limite para coautoria. 
 
 

LINK PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO

 Submeta seu trabalho acessando:  https://forms.gle/7H4j8xJcWiErs2136